Como utilizar o Whirlfloc de maneira eficiente

Boa noite amigos cervejeiros! A pedidos de um amigo meu que está iniciando no mundo cervejeiro e ficou com dúvidas sobre como utilizar o Whirlfloc de maneira eficiente, resolvi fazer este post para auxiliar os iniciantes (e até os avançados que podem estar fazendo isto de maneira errada).

Primeiro vou fazer uma introdução de para que serve o Whirlfloc. Se você já sabe os motivos do uso e seus benefícios, pule para a parte “Pondo a mão na massa”.

Ao final da fervura, os sedimentos que ficam no fundo da panela são conhecidos como TRUB. Ele é o resultado da precipitação de proteínas, taninos (polifenóis) e substancias amargas do lúpulo que precipitam do mosto durante a fervura. Esta precipitação é chamada de hot break. Durante o resfriamento do mosto, ocorre mais um pouco de precipitação, o chamado cold break. É de grande interesse do cervejeiro, por muitas razões, que o trub não siga para o fermentador. Os principais motivos são:

  • Aumento dos Alcóois  fusel (o responsável pela ressaca no dia seguinte)
  • Contribuição negativa para o gosto da cerveja
  • Cerveja mais turva e liquido pior para filtrar
  • Contribuição negativa para a formação da espuma

Existem alguns meios de forçar a precipitação destes componentes. Um deles é o uso do Whirlfloc: Um floculante natural que é vendido em formas de pastilhas. O problema destas pastilhas é que elas costumam servir para uma quantidade muito grande de mosto e o uso excessivo é prejudicial. Sendo assim, o cervejeiro caseiro é obrigado a quebrar a pastilha em pedaços, o que complica a aplicação deste item que deveria ser um facilitador.

PONDO A MÃO NA MASSA

Pois bem, vou dar uma dica de como utilizo o Whirlfloc para que você possa fazer o mesmo com este produto com eficiência e sem dores de cabeça. Recapitulando: O maior problema é a dosagem. Eu comprei este Whirlfloc T na loja dos Lamas, aqui em Campinas/SP. Veja foto abaixo:

Pesei algumas pastilhas e vi que elas pesam em torno de 2,5g cada. Recomendo fazer este procedimento para cada marca, pois este valor pode variar. Pese pelo menos 3 unidades, some o peso total e divida pelo número que você mediu.

Exemplo: Vamos supor que pesei 5 unidades e os valores foram: 2,57g ; 2,48g ; 2,61g ; 2,39g e 2,47g. Somando estes 5 valores e dividindo por 5, temos:
(2,57+2,48+2,61+2,39+2,47)/5 = 2,51g. Este valor é a média das 5 amostras e você pode tomar como verdade para as outras amostras deste lote ou mesmo desta marca. Este é um método estatístico extremamente rudimentar, mas serve para o nosso propósito.

Continuando: O peso que obtive foi de 2,5g/pastilha. Segundo o rótulo, cada pastilha serve para 100 litros de mosto. Isso significa que se eu dividir 2,5g por 100 litros, eu descubro quanto de Whirfloc devo utilizar por litro. Fazendo a conta 2,5g/100l = 0,025g ou 25mg.

Utilizei um almofariz com pistilo para esfarelar 2 pastilhas de Whirlfloc. Armazenei o pó em um tubo de ensaio que tenho aqui. É possível utilizar estes vidros que contém tempero, vendido em supermercado, caso não queira gastar dinheiro com um tubo de ensaio. Veja fotos do processo utilizando almofariz e pistilo (você pode utilizar qualquer outra coisa para pulverizar a pastilha):

Como sempre recomendo: SEMPRE MANTENHA REGISTRO de tudo! Pode ser que você se esqueça de quantos mg/l você deve utilizar se demorar muito para fazer sua próxima brassagem! Sendo assim, coloque uma etiqueta com as informações necessárias. No meu caso, 25mg/l é a minha medida. Veja abaixo:

2016-02-06 09.54.04

Sendo assim, se eu fizer uma receita de 5,5 litros de mosto, tenho que utilizar 5,5*0,025 = 0,138g ou 138mg. Utilize uma balança de precisão para fazer isto.

Outra dica que dou é: Tudo o que for armazenável, faça num dia que não seja o da brassagem! Imagine que no dia D, quando for fazer sua cerveja, você estará preocupado com 1000 outras coisas, além de que já vai gastar boas horas fazendo o líquido dos Deuses. Então, faça um favor a você mesmo e não perca tempo com coisas que você pode fazer antes.

Espero que esta dica tenha sido útil para vocês! Caso tenha um método diferente de como se utiliza o Whirlfloc, coloque nos comentários para que possamos melhorar nossas técnicas. Abraços a todos e boa noite!

Não se esqueçam de curtir a nossa página no facebook: facebook.com/maltenocaneco

Anúncios

3 comentários sobre “Como utilizar o Whirlfloc de maneira eficiente

  1. Muito bom texto =) Pessoal soh tem que ficar esperto e ler atentamente cada lote que for comprar de whirfloc porque esse mesmo do lamas existem pastilhas inteiras para 20 litros também.

    Curtir

    • Ricardo, exatamente!
      Por isso ensinei a fazer a conta da proporção. Dessa maneira, as pessoas podem utilizar os parâmetros que estiverem no rótulo. Agora só temos que tomar cuidado porque o pessoal percebeu que 1 pastilha para 20L é muita coisa, por isso estão mudando a informação nos novos rótulos.

      abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s